Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coreanos produzem plástico sem uso de combustíveis fósseis

Uma equipa de cientistas sul-coreanos conseguiu produzir polímeros utilizados no nosso dia-a-dia através da bioengenharia, em vez do uso de combustíveis fósseis com produtos químicos. Esta inovadora investigação, que abre caminho à produção de plásticos ecologicamente sustentáveis, é conhecida através da publicação na edição especial do 50.º aniversário da revista Biotechnology and Bioengineering.
Os polímeros são moléculas encontradas na nossa vida quotidiana sob a forma de plásticos e borrachas.
A equipa da Korea Advanced Institute of Science and Technology e da LG Chem Chemical Company, liderada pelo professor Sang Yup Lee, concentrou suas pesquisas no ácido polilático (PLA), uma base biológica de polímeros que detém a chave para a produção de plásticos a partir de recursos naturais e renováveis.
"Os poliésteres e outros polímeros que usamos todos os dias são principalmente derivados de óleos fósseis conseguido por refinação ou processos químicos", afirmou Lee. "A ideia de produzir polímeros a partir de biomassa renovável tem atraído muita atenção devido às preocupações crescentes com o ambiente e com a limitação de dos recursos fósseis. O PLA é considerado uma boa alternativa à base de petróleo para os plásticos biodegradáveis e, ao mesmo tempo, tem uma baixa toxicidade para o ser humano".

Até agora, o PLA era produzido em duas etapas de fermentação química e de polimerização, ambos complexos e caros. Agora, através de uso de uma cepa geneticamente tratada da E. coli, a equipa tem desenvolvido um processo de uma etapa que produz ácido polilático e seus copolímeros através da fermentação directa. Isso faz com que a produção renovável de PLA e de copolímeros mais barata e comercialmente viável.
"Ao desenvolver uma estratégia que combina engenharia de enzimas metabólicas e de engenharia, desenvolvemos um eficiente processo de produção de PLA, e dos seus polímeros, directo e de base biológica", disse Lee, ou seja, "uma cepa de Escherichia Coli é agora capaz de produzir de forma eficiente os polímeros através de um processo de fermentação directo".
"O aquecimento global e outros problemas ambientais incitam-nos a desenvolver processos sustentáveis baseados em recursos renováveis", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário