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quinta-feira, 16 de junho de 2011

TGV entre Paris e Amesterdão alimentado por túnel solar


O serviço de alta velocidade (TGV – Train à Grande Vitesse) entre Amesterdão e Paris – Thalys é o nome do TGV, que faz a ligação entre os dois países – utilizou, pela primeira vez, electricidade gerada por um túnel solar. A partir de agora, 16 mil painéis solares, espalhados por 3,5 quilómetros em Antuérpia, Bélgica, vão garantir as deslocações do comboio reduzindo as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Este conjunto de painéis fotovoltaicos, que cobrem uma área de 50 mil metros quadrados, consegue gerar 3.300 megaWatts de electricidade por hora, alimentando em energia eléctrica metade da estação de Antuérpia e dando ainda electricidade para o Thalys e outros comboios tradicionais poderem circular. A energia gerada é também utilizada em sinalização, iluminação ou aquecimento das estações ferroviárias.
O projecto desenvolvido por uma equipa de engenheiros de uma empresa de energias renováveis belga, a Enfinity, vai ajudar a baixar os custos do sector dos transportes, a eliminar os gastos de energia e a reduzir as emissões de CO2 até 2.400 toneladas por ano.

O primeiro comboio a utilizar esta tecnologia custou perto de 14 milhões de euros mas, de acordo com Bart van Renterghem, representante da empresa e citado pela «The Ecologist», a energia solar é “muito vantajosa em comparação com outras renováveis”, principalmente porque o investimento é recuperado a curto prazo.

O túnel, cujo telhado não tinha qualquer tipo de aplicação económica, foi aproveitado para a instalação destes painéis, já que não produzem qualquer ruído e quase não têm impacto visual e é agora coberto por 16 mil painéis solares que, antes desta vertente ambientalista, tinha sido construído para evitar que velhas árvores caíssem na via-férrea.

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