Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Parede multisensorial criada em portugal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Fazer a sombra “ganhar vida”, possibitar uma viagem pelo mundo, através do Google Earth, manipular conteúdos multimédia ou mesmo criar música são algumas das “habilidades” da SenseWall, uma “parede” tecnológica e interactiva desenvolvida por um grupo de jovens investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Única no país, esta “parede”que anuncia um grande avanço para as tecnologias de interacção multi-toque e resulta da integração de diversas ferramentas informáticas num único dispositivo tecnológico de grandes dimensões, permitindo realizar, em simultâneo, diversos tipos de interacção.

Deste projecto já resultaram dois produtos. O TOUCHBLOOM – uma superfície “multi touch” transportável criada para a Microsoft Portugal que a utilizou para a demonstração do Windows 7, e o PUDDLE OF LIFE, um jogo interactivo sobre a Teoria da Evolução, desenvolvido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
De acordo com Mário Zenha Rela, coordenador da investigação que deu origem à SenseWall, “o que torna este projecto único é a integração, pela primeira vez, de várias tecnologias num único dispositivo de grandes dimensões, proporcionando diferentes tipos de interacção rápida, até aqui dispersos.”

Nesta “parede” são integradas várias tecnologias como vídeo, som, identificação por radio frequência (RFID), bluetooth, wifi, e outras. “O resultado da integração de um conjunto alargado de tecnologias como representa um grande contributo para a generalização do acesso a novas formas de interacção, uma das mais promissoras áreas da ciência de computação pelo impacto que pode ter na vida quotidiana”, afirmou Mário Zenha Rela.

Outra característica importante desta nova solução tecnológica é a sua flexibilidade, pois permite desenhar, a baixo custo, ambientes multisensoriais de grandes dimensões para inúmeras áreas, desde a educação, turismo e serviços até à gestão de mobilidade nos grandes centros urbanos.

A SenseWall pretende também ser um desafio à criatividade dos estudantes e, por isso, uma plataforma de grandes dimensões, com três metros de largura e 1,5 metros de comprimento, foi instalada no campus do Departamento de Engenharia Informática (DEI), sendo de acesso livre.

Miguel Antunes, um dos investigadores deste projeto desenvolvido na FCTUC e no Instituto Pedro Nunes (IPN) da UC, disse à agência Lusa que, a partir do SenseWall, podem ser desenvolvidas aplicações pedagógicas e de marketing e comunicação, e que actualmente estão a trabalhar em produtos dirigidos à indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário