O PlanetSolar apresenta-se como um desafio de gestão energética: “Se gastarmos mais energia do que aquela que a natureza nos fornece, esgotamos as reservas e o navio não avançaria”. Esta é a mensagem do projecto, ou seja, um intento de consciencializar a sociedade a não desperdiçar os recursos que dispomos.
Para chamar a atenção para a importância das energias renováveis, dará a volta ao planeta, a partir do próximo ano. O projecto é apoiado pelo ministério suíço das Relações Exteriores e pelos estados de Neuchâtel e Vaud e irá zarpar pela primeira vez no 821° aniversário do porto de Hamburgo, de 7 a 9 de Maio – considerada a "maior festa portuária do mundo". Realiza-se desde 1977 e atrai anualmente perto de um milhão de pessoas.
A viagem de volta ao Mundo estava prevista começar em Abril de 2011, a partir de um porto do Mar Mediterrâneo, em 140 dias e praticamente sem causar poluição ou ruído, informa a PlanetSolar na página oficial.
O navio tem 30 metros de comprimento, 15 metros de largura, 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos e pesa 60 toneladas. A energia solar garante uma velocidade máxima de 15 quilómetros por hora.
Para chamar a atenção para a importância das energias renováveis, dará a volta ao planeta, a partir do próximo ano. O projecto é apoiado pelo ministério suíço das Relações Exteriores e pelos estados de Neuchâtel e Vaud e irá zarpar pela primeira vez no 821° aniversário do porto de Hamburgo, de 7 a 9 de Maio – considerada a "maior festa portuária do mundo". Realiza-se desde 1977 e atrai anualmente perto de um milhão de pessoas.
A viagem de volta ao Mundo estava prevista começar em Abril de 2011, a partir de um porto do Mar Mediterrâneo, em 140 dias e praticamente sem causar poluição ou ruído, informa a PlanetSolar na página oficial.
O navio tem 30 metros de comprimento, 15 metros de largura, 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos e pesa 60 toneladas. A energia solar garante uma velocidade máxima de 15 quilómetros por hora.
Para a sua concepção foram feitos vários estudos. Os investigadores tiveram de determinar as suas dimensões e formas ideais em função do percurso. Os engenheiros devem gerir a propulsão, a concepção dos painéis e do stock de energia, os materiais e condições externas.
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