Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Volta ao Mundo de barco em 140 dias - PlanetSolar

No dia 25 de Fevereiro de 2011 o maior barco solar do Mundo – o PlanetSolar – foi apresentado em Kiel, Norte da Alemanha. Equipado com uma tecnologia de linhas futuristas, pretende antes de mais mostrar que as energias renováveis são altamente eficazes. Este mês de Março, já começam a ser feitos os primeiros testes no mar.
O PlanetSolar apresenta-se como um desafio de gestão energética: “Se gastarmos mais energia do que aquela que a natureza nos fornece, esgotamos as reservas e o navio não avançaria”. Esta é a mensagem do projecto, ou seja, um intento de consciencializar a sociedade a não desperdiçar os recursos que dispomos.

Para chamar a atenção para a importância das energias renováveis, dará a volta ao planeta, a partir do próximo ano.
O projecto é apoiado pelo ministério suíço das Relações Exteriores e pelos estados de Neuchâtel e Vaud e irá zarpar pela primeira vez no 821° aniversário do porto de Hamburgo, de 7 a 9 de Maio – considerada a "maior festa portuária do mundo". Realiza-se desde 1977 e atrai anualmente perto de um milhão de pessoas.

A viagem de volta ao Mundo estava prevista começar em Abril de 2011, a partir de um porto do Mar Mediterrâneo, em 140 dias e praticamente sem causar poluição ou ruído, informa a PlanetSolar na página oficial.

O navio tem 30 metros de comprimento, 15 metros de largura, 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos e pesa 60 toneladas. A energia solar garante uma velocidade máxima de 15 quilómetros por hora.
Para a sua concepção foram feitos vários estudos. Os investigadores tiveram de determinar as suas dimensões e formas ideais em função do percurso. Os engenheiros devem gerir a propulsão, a concepção dos painéis e do stock de energia, os materiais e condições externas.

Sem comentários:

Enviar um comentário