O Eco Slim é capaz de alcançar de oito nós de velocidade (14,82 km/h), graças ao seu design eficiente que permitiu reduzir para metade o seu peso. Este projecto deve-se ao esforço de um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC), cuja estrutura reduz em cerca de 20 por cento a resistência hidrodinâmica por ser construída mediante um sistema de infusão a vácuo, que é usado pela primeira vez em Espanha.
A UPC regula as fontes de energia que alimentam o catamarã, impulsionado por painéis solares, turbinas eólicas e pilhas de hidrogénio. Tem uma autonomia de quatro horas. Segundo um dos investigadores, Ricard Boch, disse a um diário espanhol, “um barco equivalente necessitaria de um motor a diesel quatro vezes maior”.
A UPC regula as fontes de energia que alimentam o catamarã, impulsionado por painéis solares, turbinas eólicas e pilhas de hidrogénio. Tem uma autonomia de quatro horas. Segundo um dos investigadores, Ricard Boch, disse a um diário espanhol, “um barco equivalente necessitaria de um motor a diesel quatro vezes maior”.
O Ministério da Ciência e Inovação espanhol financiará 75 por cento do projecto que ascende a um milhão de euros.
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